domingo, 27 de março de 2011

Aborigenes






















Os Aborigenes são a população nativa australiana, eles tem a pele negra como os negros africanos mas muitos outros traços os diferenciam, aonde vc anda tem aborigene, mas há uma concentração maior em bairros considerados mais pobres, eu estou trabalhando em Midland lá é um bairro mais suburbio, você consegue ver diferença também na linha de trem que leva até Midland, lá as casas são mais antigas e por ser longe do centro da cidade consegue-se aluguel de casa bem mais barato. Os aborigenes tem suas caracteristicas marcantes, tal como andam bebado a toda hr, exalam alcool, falam alto (escandalosos), pedem dinheiro, cigarro ou qq coisa, são porcos (jogam lixos no chão), mas não sei até q ponto eles devem ser tão isolados pela população. Atualmente eles representam 200mil dos 20 milhoes de habitantes da Australia. Se tiverem mais interesse em ler a história aborigene acesse o: Wikipedia, tem um texto bem interessante sobre eles lá.

Há um preconceito evidente, mas consigo ver este preconceito tanto da parte Australiano - Aborigene quanto vice-versa.


Antigamente existiam muitos trabalhos manuais feito por eles, hoje em dia não sei bem ao certo se existe, mas é bonito de se ver (como a imagem a cima), são bem pontilhados e coloridos.


Todos ficam meio receiosos de chegar perto de um aborigene, pq realmente eles transmitem uma certa insegurança e assustam com o jeito de ser, mas olha que interessante que aconteceu comigo semana retrasada, eu estava em Midland esperando o onibus para voltar do serviço e chegou uma aborigene com uma garrafa de vinho na mão, ela me perguntou a hr e percebeu que a minha pronuncia era de estrangeira, perguntou de onde eu era, falei que era do Brasil, ela elogiou bastante, me perguntou algumas coisas sobre e ficamos conversando, ela me contou que tinha 3 filhos e que era triste com o preconceito que sofre pelas pessoas, mas que ela não liga, disse que estava parando de beber pq esta frequentando a igreja todas as terças-feira e que estava procurando serviço fomos no mesmo onibus até a estação de trem conversando, ela não estava bebeda e conseguimos manter uma conversa bacana (consegui entende-la, pq normalmente não dá para entender oq um aborigene fala, eles tem os dialetos dele), mas gostei de ter tido aquele tempo com ela, foi mto legal ouvi-la contando um pouco sobre a sua cultura.


Já na semana passada estava trabalhando em uma das entradas do shopping e passam 3 aborigenes, falando alto e rindo alto, quando menos espero uma delas q estava de vestido abriu as pernas e fez xixi, como se não tivesse ninguém do lado (Q NOJO!) fingi que nem tinha visto, continue fazendo oq estava fazendo e elas sairam gargalhando e contando vantagem pq ela tinha feito aquilo no estacionamento de carros do shopping (AFF!)... e no mesmo dia estava chegando na estação e vi uma briga de aborigenes, foi até engraçado pq eram dois grupos de mulheres um grupo de cada lado da rua, gritando, fazendo o maior escarcel e nenhuma delas se batiam só fizeram o maior barraco, mas eles não são bem assim não se vc encarar eles ou perceber que vc esta falando deles, eles avançam, batem e brigam (nós criamos um apelido qdo nos referimos à eles e não queremos que saibam Bobo).


Isso ai pessoal, vou tentar escrever mais coisinhas para vcs!


See ya...

Um comentário:

  1. OLha! Seu comentário me fez lembrar do filme AUSTRÁLIA com Nicole Kideman e o achei muito lindo e nesse filme aparecem essas figuras. Deve ter sido uma experiência muito louca e engraçada né? hehehe...mas pode ter certeza que isso é CULTURA amiga e vai fazer parte da sua história de vida até para contar aos netinhos. Toda a experiência é válida, eu tbém queria ter conversado com um povo desse.Pena sofrerem tanto preconceito né? Puts! Mas tbém fazem por merecerem né? Precisa fazer necessidades na rua? Penso que é para chamar mais atenção ainda por serem ignorados....sei lá viu!
    Vejo você escrever sobre aí e fico imaginando como deve ser liiiindo. Que legal viu! E as viagens? Em que pé estão? Me escreve contando tá?Bjocas amiga.Saudades Sandra

    ResponderExcluir